A Revista International Living mantém há mais de 26 anos um índice com os melhores lugares do mundo para se aposentar e viver uma vida mais saudável, feliz, gastar muito menos dinheiro e obter mais qualidade de vida.

Portugal foi escolhido o melhor país da Europa para se aposentar

Em uma praça arborizada na cidade da praia de Ericeira, eu me sento em um café ao ar livre e inalo o aroma que flui do meu café quente. Sobre a mesa, a manteiga derrete em uma torrada, uma pequena pilha de torrada, fresca do forno da padaria. Uma brisa fresca do outono sugere o inverno, no entanto, o sol ibérico está quente o suficiente para eu derramar meu suéter. Esta é A vida para mim.

Vivi em Portugal há cinco anos e, como correspondente de IL Portugal, compartilhei muito sobre o que torna o país excelente. Outros concordam. “São as pessoas”, diz a expatriada Molly Ashby, que comprou um apartamento em Lisboa há cinco anos. “Eles são maduros e muito receptivos aos estrangeiros”.

Outra razão é o estilo de vida acessível. Meu marido Keith e eu calculamos que gastamos cerca de um terço do que gastávamos para viver nos Estados Unidos. Por exemplo, um simples almoço de sopa, prato principal, bebidas, sobremesas e café fica na casa dos US $10. Uma corrida de táxi parte dos US $4. Os serviços básicos mensais de um apartamento de dois ou três quartos rondam os US $100 por mês. Pagamos apenas US $1.000 por mês em uma casa de quatro quartos e quatro banheiros, a meia hora de Lisboa.

Portugal foi avaliado como o terceiro país mais seguro do mundo, segundo o Índice Global da Paz de 2017, Portugal não é apenas seguro, mas lindo. “A água azul-verde é absolutamente fantástica, com o sol brilhando no mar; É como se os diamantes estivessem dançando “, diz Annette Ford Rio, que vive em Cascais, perto de Lisboa. “O nascer do sol e os pores do sol são fabulosos”.

Eu pessoalmente tive experiências com o sistema de saúde portugês, tanto privado como público, que oferece tratamento profissional com pouco ou nenhum custo. Isso significa que você não encontrará ocasionalmente algumas barreiras burocráticas? Claro que não. Mas isso eu também encontrei nos Estados Unidos.

Se os atributos de Portugal chamaram a sua atenção para tentar, aqui está uma dica: Comece seu teste na capital. Lisboa é fácil de chegar, com vôos diretos das principais cidades do mundo. O inglês é amplamente falado e as operações abrangentes de trem, ônibus, bonde e táxis tornam desnecessário possuir um veículo. A cidade é uma cornucópia cultural, com museus e locais históricos, como o Castelo de São Jorge e, localizado nas proximidades, o Palácio de Queluz. Organizações de expatriados como American Living in Portugal, International Women in Portugal e Royal British Club estão prontas para ajudá-lo a encontrar seu caminho.