Na última sessão do Comité do Património Mundial, realizada no início de julho em Bacu, no Azerbaijão, a lista portuguesa do Património Cultural atribuída pela UNESCO integrou mais dois monumentos: o Real Edifício de Mafra e o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. Com estas classificações, Portugal passa, assim, a ter 17 sítios considerados Património Cultural da Humanidade.

O Real Edifício de Mafra integra o Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada. É uma das obras mais emblemáticas construídas no séc. XVIII por ordem do rei D. João V, tendo transformado o local num dos mais relevantes exemplos do Barroco italiano fora de Itália. De referir, os seis órgãos da Basílica e a histórica Biblioteca, com um acervo de 36.000 volumes, datados do séc. XV ao séc. XIX.

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, constitui um conjunto arquitetónico e paisagístico onde se evidenciam os estilos barroco, rococó e neoclássico, tendo a sua construção sido iniciada no séc. XVI. O local evoca a Jerusalém cristã, recriando o monte sagrado coroado pela Basílica, a que se chega depois de um longo percurso de Via Sacra atravessando a mata. A Basílica do Bom Jesus, com a longa Escadaria dos Cinco Sentidos, constitui uma das imagens mais emblemáticas do património cultural e religioso em Portugal.

Na mesma sessão, foi ainda aprovado o alargamento do sítio “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” atribuído em 2013, ao Museu Nacional Machado de Castro, que na altura se encontrava em obras de requalificação. Ocupando as antigas instalações do Palácio Episcopal de Coimbra, criado no séc. XII, o espólio deste museu português de Belas–Artes inclui núcleos de escultura, pintura e artes decorativas muito importantes para a História da Arte portuguesa.

A Lista do Património Mundial em Portugal integra os seguintes 17 bens portugueses:

– Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (1983)
– Convento de Cristo em Tomar (1983)
– Mosteiro da Batalha (1983)
– Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores (1983)
– Centro Histórico de Évora (1986)
– Mosteiro de Alcobaça (1989)
– Paisagem Cultural de Sintra (1995)
– Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar (1996)
– Sítios Pré-Históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa (1998)
– Floresta Laurissilva na Madeira (1999)
– Alto Douro Vinhateiro (2001)
– Centro Histórico de Guimarães (2001)
– Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004)
– Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações (2012)
– Universidade de Coimbra – Alta e Sofia (2013)
– Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada (2019)
– Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga (2019)

Fonte: VISITPORTUGAL