Confira como conseguir um emprego em Portugal 2018. Há várias vagas disponíveis para brasileiros, especialmente em Lisboa e na Cidade do Porto. Falar o mesmo idioma que o país de destino e até mesmo possuir sobrenome de origem portuguesa facilita a conquista da dupla nacionalidade e da oportunidade de viver legalmente no país.
Conquistar uma vaga de emprego e passar a viver em outro país é o objetivo de muitos. O contato com outra cultura e maneira de trabalhar, proporciona inúmeras experiências positivas e que agregam muito no currículo de qualquer profissional. Portugal é um dos países que mais recebem brasileiros.
Onde encontrar Emprego em Portugal 2018?
As vagas de emprego em Portugal 2018 para brasileiros são na maioria das vezes, para funções que não exigem ensino superior, como para os cargos de atendente, segurança, garçonete, recepcionista, auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha. Todos esses cargos contam com remuneração mensal de um salário mínimo português, que corresponde a €589,00.
Já para os cargos que necessitam de ensino superior completo, os salários ultrapassam o valor de €1000,00. A oferta de vagas para esses profissionais é bem menor, visto que Portugal já dispõe de muitos nativos com terceiro grau completo. No entanto, o país tem pouca mão de obra para a área de Tecnologia da Informação, sendo uma ótima oportunidade para brasileiros formados em cursos relacionados à área conquistarem uma oportunidade de emprego.
Sites de vagas de emprego em Portugal
Para facilitar a busca por vagas em Portugal, recorra aos sites de emprego do país. Através deles é possível saber quais regiões ofertam mais vagas e quais os cargos que mais necessitam de profissionais. Confira algumas oportunidades no Alerta Empregos, que atualmente possui mais de 400 anúncios de vagas em aberto.
Veja mais sugestões de sites de emprego em Portugal:
Dicas para encontrar vagas em Portugal
1 – Faça um currículo com informações claras e objetivas
É importante especificar no currículo a disponibilidade para residir em Portugal por tempo indeterminado. Além disso, as empresas portuguesas prezam pela experiência profissional do candidato, se candidate para cargos que você já ocupou no Brasil ou para aqueles que fazem parte da sua área de formação.
2 – Além de Lisboa
Lisboa não é a única opção para quem está de malas prontas. Há muitas cidades portuguesas para encontrar emprego, como Porto, Coimbra, Braga e Algarve. Verifique as áreas promissoras de cada província e as vagas abertas compatíveis com o seu perfil.
3 – Domínio da Língua Inglesa
Além de falar o português corretamente, ainda que seja para vagas que exigem apenas o nível médio de escolaridade, o candidato deve dominar a Língua Inglesa ou qualquer outro idioma predominante na Europa. As empresas consideram essa uma das características essenciais para que brasileiros possam ocupar as vagas ofertadas, já que as regiões do país que mais contratam são as de Lisboa e Porto, cidades que recebem muitos turistas.
4 – Visto de Trabalho
Ao receber uma proposta de emprego em Portugal 2018, o país libera o visto de trabalho ao profissional, por este motivo é tão importante intensificar a busca por uma oportunidade. Após a empresa afirmar que irá contratá-lo, basta procurar o Consulado de Portugal com os devidos documentos pessoais para solicitar o Visto. Já se estiver em Portugal, procure o SEF mais próximo (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).
5 – Seja flexível
Ao procurar uma vaga de emprego, seja flexível. Não queira logo de cara ocupar um cargo de destaque na empresa. Com o tempo, você terá a chance de provar a disposição e a habilidade no trabalho, o que tende abrir boas portas.
6 – Fique por dentro das tendências de recrutamento
Em Portugal, algumas áreas oferecem mais vagas de emprego do que outras. Portanto, procure conhecer os profissionais mais buscados pelas empresas portuguesas e os setores que mais empregam no país.
7 – Conheça TUDO sobre Portugal
Antes de arrumar as malas, é muito importante pesquisar tudo sobre como é morar em Portugal. Fique por dentro do custo de vida, mercado de trabalho e oportunidades de estudo. Somente assim é possível saber se vale a pena mudar de país.
O que esperar do mercado de trabalho português em 2018?
Antes de iniciar a busca por emprego em Portugal 2018, é necessário conhecer as expectativas para o mercado no próximo ano. Confira:
Taxa de desemprego baixa
Portugal apresenta uma das taxas de desemprego mais baixas da Zona do Euro (8,9%). De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice é o mais baixo já registrado pelo país desde 2008. Para se ter uma ideia, no Brasil essa mesma taxa está em 12,6%.
Área de tecnologia em crescimento
Portugal é um dos países da Europa que mais geram empregos, pelo menos é isso o que aponta o relatório State of European Tech. São abertas milhares de vagas todos os anos, sobretudo para profissionais formados na área de engenharia de software.
Áreas carentes de mão de obra
Os estrangeiros, interessados em encontrar emprego em Portugal, precisam ficar de olho nas áreas carentes de mão de obra. A indústria metalúrgica, por exemplo, precisa de 28 mil trabalhadores e não encontra profissionais no país.
Quatro em cada dez empresas vão contratar em 2018
Um estudo, realizado pela consultura Mercer|Jason Associates, revelou que quatro em cada dez empresas portuguesas pretendem contratar funcionários em 2018.
Fique de olho nas pequenas e médias empresas portuguesas. As PME vão criar mais de 70 mil oportunidades de trabalho.
De olho nas vagas de final de ano
Sobram vagas de emprego em Portugal, especialmente em Lisboa, Porto e Algarve. No final de 2017, as empresas tiveram dificuldades para preencher todas as oportunidades de trabalho temporário de final de ano. Portanto, prepare-se para aproveitar as vagas temporárias de natal em 2018.
As contratações de temporários “bombam” na última semana de novembro. As vagas disponíveis não focam apenas em turismo, mas também em setores como comércio, distribuição e logística. Elas contemplam os cargos de auxiliar de embalagem, operador de loja, promotor, motorista e pessoal para catering.
No final de 2017, as lojas portuguesas aumentaram o quadro de colaboradores entre 20% e 30% para dar conta das vendas de natal. Tudo indica que o número de contratações também será elevado nos últimos meses de 2018.
E aí? Pronto para embarcar e tentar a sorte em solo lusitano? Boa sorte!