No inverno, as regiões polares mais setentrionais do mundo proporcionam um cenário único para uma aventura sub-zero, perfeito para os caçadores da aurora boreal, amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre.
Durante a “noite polar”, um fenômeno que ocorre quando o sol não sobe acima do horizonte no inverno, os dias se caracterizam por um crepúsculo perpétuo. Considerando que, para mais da metade (58%)* dos viajantes brasileiros que querem se concentrar no sono nas férias em 2024 não há melhor oportunidade do que na escuridão polar, a Booking.com compartilha sete destinos onde os viajantes podem desfrutar de acomodações aconchegantes como ponto de partida para descobrir a natureza ao redor.
Longyearbyen, Svalbard, Noruega
A meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte, o remoto arquipélago norueguês de Svalbard é uma terra de clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo. Sua principal cidade é Longyearbyen, o assentamento mais setentrional do mundo, e para chegar lá é preciso pegar um voo para o Aeroporto de Svalbard.
Nesse destino, porta de entrada para uma das últimas grandes regiões selvagens do mundo e onde os ursos polares superam em número os habitantes, é possível vivenciar a “noite polar” de meados de novembro até o final de janeiro.
Essa época do ano proporciona excelentes oportunidades de testemunhar a auroral boreal, além de oferecer experiências como safáris de snowmobile, cruzeiros por fiordes e exploração de cavernas de gelo.
Na cidade, o viajante pode visitar o Museu de Svalbard, um espaço de exposições que exibe artefatos e informações sobre a natureza local, ou caminhar pela Montanha Plateau, com sua paisagem em forma de lua, para admirar a melhor vista de Longyearbyen.
Onde se hospedar: o Svalbard Hotell | Polfareren é a solução perfeita para quem procura um refúgio acolhedor e confortável. Localizado no centro de Longyearbyen, oferece desde uma refinada culinária nórdica, elaborada com ingredientes sazonais, até cerveja artesanal da cervejaria Svalbard, além de uma variedade de passeios e atividades liderados por moradores. O hotel, com selo Viagem Sustentável da Booking.com, adota uma política de não permitir calçados, com base em uma antiga tradição local.
Kiruna, Suécia
A cidade mais ao norte da Suécia abriga a cultura indígena sámi, um centro espacial e a maior mina subterrânea de minério de ferro do mundo. No inverno é quando a magia acontece e a região se transforma em um paraíso branco, com sua paisagem remota coberta de neve e banhada pelas luzes da aurora boreal.
O viajante pode participar de uma variedade de atividades de aventura, que vão desde passeios de trenó até caminhadas na neve, nas quais poderá conhecer antigas florestas, lagos e montanhas. Como essa região da Suécia dispõe da maior concentração de hospedagens da região, é possível dormir em lugares como cabanas aconchegantes ou até o primeiro hotel de gelo do mundo.
Para descobrir a cidade com um guia local, é possível reservar um passeio a pé privativo ideal para famílias em Kiruna, realizado em um ritmo fácil e que inclui o melhor mirante da montanha mais alta da Suécia, a Kebnekaise.
Onde se hospedar: o Máttaráhkká Northern Light Lodge é uma pequena acomodação de administração familiar que oferece uma das melhores experiências relacionadas à aurora boreal da Lapônia e fica a uma curta viagem de carro de Kiruna. Durante o dia, o hóspede pode aproveitar os equipamentos de cortesia para fazer esqui cross-country e caminhadas com raquetes de neve. À noite, uma boa ideia é se aconchegar ao lado da lareira ou relaxar na sauna ou na banheira de hidromassagem. Os quartos têm vista para a montanha, com decoração inspirada na arte tradicional sámi. Já o chalé conta com vista para os picos cobertos de neve – e com a possibilidade de avistar alguns alces!
Nuorgam, Finlândia
Às margens da fronteira norueguesa, no extremo norte da Finlândia, o pequeno vilarejo de Nuorgam é uma base remota que proporciona aos viajantes uma autêntica experiência do Ártico.
Localizada na região mais setentrional da Europa, a poucos passos do Oceano Ártico, o viajante pode vivenciar neve no inverno com atividades emocionantes, que vão desde passeios de snowmobile até caminhadas noturnas com raquetes de neve, safáris e pesca no gelo.
A vila abriga aproximadamente 200 habitantes, em sua maioria pertencentes ao povo sámi, a cultura mais antiga da Lapônia.
Ao sul dessa aldeia, erguem-se as áridas colinas de Kaldoaivi, uma região selvagem ideal para quem quer esquiar ou caminhar, com lagos e trilhas, bem como avistamentos da aurora boreal. O destino também é excelente para observar a fauna local, como renas, lemingues noruegueses, lebres-da-montanha, alces e raposas.
Onde se hospedar: o Holiday Village Nuorgamin Lomakeskus, de administração familiar, está localizado em um bosque em Nuorgamin, uma excelente base para desbravar a natureza ártica. As cabanas rústicas têm fogões a lenha e terraços, e as opções de upgrade incluem saunas privativas e janelas panorâmicas com vista para o rio. Essa acomodação com selo Viagem Sustentável da Booking.com serve pratos orgânicos da Lapônia-Finlândia, cujos ingredientes não poderiam ser mais locais: salmão do Rio Tenojoki, nas proximidades, além de amoras silvestres e cogumelos selvagens colhidos das terras altas.