Foto/Unsplash
  • A Finlândia foi classificada como o país mais feliz do mundo nos últimos seis anos.
  • O país beneficia de elevados níveis de confiança social e de uma forte ligação com a natureza
  • Mas os finlandeses também têm várias tradições e normas sociais incomuns.

A Finlândia é conhecida por ser o país mais feliz do mundo , mas há muito mais na nação nórdica do que as classificações anuais .

O país escassamente povoado tem uma extensão de terra semelhante à do Novo México, mas uma população de pouco mais de 5 milhões de pessoas – cerca de 3 milhões a menos que a cidade de Nova Iorque .

Os finlandeses suportam invernos rigorosos, bebem muito café e podem ser um pouco pessimistas. A Finlândia também é conhecida pelas suas saunas e pelo forte estado de bem-estar social, e tem várias tradições e normas sociais incomuns.

Veja 6 fatos curiosos sobre a Finlândia

1. As multas por excesso de velocidade são baseadas na sua renda 

Um radar em alta velocidade.  Obturador

Na Finlândia, as multas por excesso de velocidade baseiam-se em quanto dinheiro um residente ganha, juntamente com a velocidade com que conduzia.

O país possui um sistema de “multa diária” , que é calculado a partir da renda diária disponível do infrator e do quanto ele ultrapassou o limite de velocidade.

O sistema resultou em algumas multas exorbitantes. No início deste ano, um multimilionário finlandês foi multado em 121 mil euros, ou 129.400 dólares, por ultrapassar o limite de velocidade.

2. Há cerca de meia sauna por pessoa

Freepik

O site turístico Visit Finland estima que existam três milhões de saunas na Finlândia – ou o equivalente a pouco mais de meia sauna por finlandês. 

A cultura da sauna é uma parte importante da vida cotidiana e da herança cultural finlandesa, e você pode encontrar saunas em prédios de apartamentos, casas, restaurantes e até mesmo em prédios governamentais.

3. O governo finlandês dá a todas as novas famílias uma “caixa para bebês”

“Wife-carrying”  – courtesy of Bahadur

O pacote de maternidade da Finlândia – conhecido como äitiyspakkaus ou “baby box” – é um kit enviado pelo governo aos pais de crianças recém-nascidas. 

A caixa contém itens essenciais como roupas, babadores, fraldas e produtos de banho, entre outros itens. A própria caixa vem equipada com um pequeno colchão e um lençol para que possa servir de local seguro para o recém-nascido dormir. 

As caixas provaram ser populares em outros países, incluindo os EUA . No entanto, ao contrário da Finlândia, os pais norte-americanos têm de pagar pela caixa.

4. O país é sede de um esporte chamado “carregar esposas” 

Imagem mostrando a curiosa corrida / Divulgação/ Youtube/ Mr Lowe

Carregar mulheres é hoje um esporte internacional, mas os campeonatos mundiais ainda são realizados em Sonkajärvi, na Finlândia.

O esporte tradicionalmente envolve um parceiro masculino carregando a esposa nas costas enquanto completa uma pista de obstáculos. As regras evoluíram ligeiramente ao longo dos anos e os concorrentes não precisam carregar seus cônjuges verdadeiros.

Porém, a “esposa” deve ter no mínimo 17 anos e pesar no mínimo 49 quilos. Se a parceira for mais leve, os funcionários irão carregá-la com uma mochila. 

5. Os finlandeses têm uma palavra para ficar em casa e beber sozinho

” Kalsarikännit ” significa beber em casa, sozinho, de cueca.

6. Os correios do Papai Noel receberam mais de 20 milhões de cartas

Desde 1985, a central de correspondências do Papai Noel, uma instalação real dos serviços postais da Finlândia, acumulou mais de 20 milhões de cartas enviadas por pessoas de 200 países diferentes.

Localizada aproximadamente oito quilômetros ao norte de Rovaniemi, na Aldeia do Papai Noel, essa central especializa-se exclusivamente no recebimento de correspondências destinadas ao Pai Natal. Qualquer pessoa do mundo pode enviar sua carta para lá! Visitar e enviar uma carta a partir deste local é uma experiência imperdível para aqueles que decidem estudar na Finlândia.

Fonte: BusinessInsider