Se você pesquisar a hashtag Zante ou Zakynthos no Instagram, quase metade das imagens desta ilha grega são de uma baía arenosa dominada pelos destroços de um antigo navio.
A Praia de Navagio e seu naufrágio de 43 anos são uma das atrações mais visitadas e fotografadas da ilha, com empresas de turismo oferecendo excursões dedicadas.
Publicações recentes no Instagram, no entanto, mostram o quanto a embarcação se deteriorou ao longo da última década.
Agora, o estado do barco chamou a atenção das autoridades devido ao temor de que ele possa ser completamente destruído – junto com ele, uma grande parte da receita proveniente do turismo da ilha.
Você ainda pode visitar a praia do naufrágio de Zante?
A Praia Navagio, muitas vezes apelidada de Praia do Naufrágio ou Enseada dos Contrabandistas, é famosa pelos naufrágios do MV Panagiotis, que encalhou em 1980.
Sua aparência lendária é reforçada pelos rumores de que o navio transportava contrabando e foi abandonado pela tripulação durante uma forte tempestade para escapar da marinha perseguidora.
Cercada por areia clara e imaculada e penhascos dramáticos de calcário, a baía é um dos locais mais visitados e fotografados da ilha.
Em 2018, a praia foi brevemente fechada e a natação e a ancoragem de barcos foram proibidas após o desabamento de uma parte da falésia acima.
Em setembro de 2022 ocorreu outro deslizamento de terra, provocado por um terremoto de magnitude 5,4 entre Cefalônia e Zakynthos. O acesso à praia voltou a ser proibido e assim permanece, exceto para barcos que se aproximam da água.
O icônico naufrágio de Zante corre o risco de ser levado pela água
As delicadas falésias que circundam a baía não são o único perigo para o naufrágio.
Uma recente onda de mau tempo fez com que pedaços da escuna se quebrassem, segundo a imprensa local.
Fotos comparativas mostram como os destroços vêm se deteriorando há anos.
Os residentes e os operadores turísticos instaram as autoridades a intervir imediatamente para proteger a embarcação, citando a sua importância para o rendimento da ilha. Alguns até se voluntariaram para gerir e pagar eles próprios a conservação do naufrágio.
O prefeito de Zakynthos, Giorgos Stasinopoulos, e o deputado Dionysis Aktypis estão agora apelando ao Ministério do Turismo e ao Ministério da Economia e Finanças da Grécia para que tomem medidas para proteger o local. O município de Zakynthos quer assumir a gestão do naufrágio e a reparação dos danos.
Isto inclui o controle sobre a manutenção, segurança e a demarcação de zonas públicas de acesso e pontos de observação.
O prefeito também propõe a instalação de um sistema de entrada controlada com meio de pagamento eletrônico.
No momento em que este artigo foi escrito, as propostas não foram formalmente aceites, mas as autoridades locais apelam a uma acção rápida antes que a popular atracção turística desapareça completamente.
Fonte: EuroNews