A maioria das pessoas provavelmente conhece Munique como a sede da Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo.
Alguns também sabem que a cidade possui vários museus, parques e, claro, cervejarias ao ar livre. Além disso, é um hotspot europeu em expansão para nômades digitais .
Mas quanto você realmente sabe sobre a capital da Baviera? Bem, não se preocupe, pois compartilhamos com você 10 fatos brilhantes e/ou bizarros sobre Munique!
Aqui está uma pequena prévia…
Munique já foi salva pela cerveja de ser incendiada (e antes que você imagine, não, eles não apagaram as chamas com canecas espumosas!). Você também sabia que é uma das cidades mais seguras do mundo? E que a BMW tem seu próprio CPF por lá?
Sem mais delongas, vamos mergulhar em…
10 fatos curiosos sobre Munique
1. Munique é uma das cidades mais seguras do mundo
Os viajantes que planejam visitar aqui ficarão especialmente encantados em saber este fato fantástico sobre Munique: tem uma baixa taxa de criminalidade em comparação com outras grandes cidades.
A cidade ficou em 9º lugar entre as cidades mais seguras do mundo no Índice de Segurança por Cidade do Numbeo para 2021.
Além disso, estatísticas recentes do site também nos mostram que o índice de segurança de Munique está atualmente em 81,29 (o que é uma notícia muito boa!).
Seu nível geral de criminalidade, entretanto, é “muito baixo” em 13,14. Os dados confirmam ainda que as pessoas em Munique não se preocupam muito em serem assaltadas, atacadas ou agredidas.
Não admira que tanto os cidadãos como os turistas se sintam seguros o suficiente para caminhar sozinhos, seja de dia ou de noite em Munique.
2. Munique é o local de nascimento da BMW
O próximo em nossa lista de fatos sobre Munique é o seguinte: é a cidade natal da famosa marca de veículos de luxo BMW.
Para quem não sabe, BMW – ou Bayerische Motoren Werke – se traduz em Bavarian Motor Works.
Inicialmente criado em 1917 pela empresa Rapp-Motorenwerke de Munique, o antigo fabricante de motores para aeronaves mais tarde se aventurou na indústria automobilística, de acordo com o site da BMW .
Na década de 1930, a BMW já havia começado a introduzir carros esportivos e carros de luxo no mercado.
Avançando até ao presente, a BMW continua a operar a partir da sua sede principal em Munique.
Também possui um museu dedicado na cidade, onde os entusiastas da BMW podem aprender sobre a história da empresa e até conferir futuros lançamentos de automóveis.
Além disso, você sabia que a BMW ainda tem seu próprio CEP em Munique? É 80788 – muito legal, né?!
3. Adidas projetou sapatos à prova de vômito para a Oktoberfest
Já teve um amigo que festejou muito e vomitou nos seus sapatos? Bem, isso provavelmente acontece com mais frequência em Munique durante a Oktoberfest!
Numa jogada de marketing inteligente, a Adidas decidiu resolver o “problema” e apresentou uma solução inteligente.
Em 2017, a Three Stripes Company lançou a edição limitada Oktoberfesterization, um par de sapatos feito especificamente para o mundialmente famoso festival de cerveja.
O produto de US$ 238 pode “repelir cerveja e vômito, bem como praticamente qualquer outro líquido que você possa jogar, deixar cair ou derramar sobre ele”, informou a Fortune .
A revista de negócios também destacou que os tênis se inspiraram nas tradicionais calças de couro da Baviera. Cada par também veio com uma caneca de cerveja exclusiva.
Agora é assim que você comercializa para os amantes de cerveja e sapatos ao mesmo tempo!
4. Domingos são dias de descanso em Munique
Ao contrário de outras cidades modernas e movimentadas, os residentes de Munique consideram o domingo um dia de descanso. Encontrar lojas que abrem aos domingos pode ser um grande desafio.
Como nos diz o site oficial de Munique , “todas as lojas, exceto postos de gasolina e padarias, fecham aos domingos”.
Geralmente, os moradores locais aproveitam para tirar uma soneca aos domingos. Muitos optam por passar bons momentos com seus entes queridos.
As atividades comuns incluem visitar museus , visitar parques públicos e jantar em cafés e restaurantes.
5. O primeiro sucesso de guitarra de Jimi Hendrix no palco aconteceu em Munique
O cantor, compositor e músico Jimi Hendrix é um ícone do rock por direito próprio. Seus lendários talentos de composição e presença de palco atraente capturaram a atenção dos fãs em todos os lugares.
O melhor de tudo é que ele revolucionou para sempre o rock como o conhecemos. “Ele manipulou a guitarra, a barra de impacto, o estúdio e o palco”, observou a Rolling Stone , classificando-o como número 1 na lista dos 100 Maiores Guitarristas.
Talvez desconhecido para a maioria, seu primeiro sucesso de guitarra aconteceu em um pequeno local em Munique. Em 9 de novembro de 1966, Hendrix tocou no Big Apple Club – e foi um show incrível, para dizer o mínimo. Um artigo da Sweetwater resumiu desta forma:
“Os fãs ficaram tão entusiasmados que literalmente o puxaram para fora do palco, quebrando o braço de sua guitarra. Jimi então quebrou os restos de sua guitarra – um prenúncio do que estava por vir.”
Mais tarde, Hendrix quebraria seus instrumentos sempre que tivesse vontade e o ato o ajudou a ganhar ainda mais fama. Um ano depois, ele levaria seu jogo para o próximo nível, apresentando outra loucura no palco. Ele começou a molhar suas guitarras com fluido de isqueiro e depois ateá-las no fogo.
6. Munique adora futebol
É claro que nenhuma lista de fatos sobre Munique estará completa sem discutir o futebol.
Os residentes são grandes fãs do esporte e apoiam fortemente os heróis de sua cidade natal, o FC Bayern Munich.
Na verdade, a liga de futebol Bundesliga descreveu frequentemente a equipe como “o clube com melhor apoio no futebol mundial” e como o “clube de maior sucesso” da Alemanha.
Uma rápida olhada no site oficial do FC Bayern revelará que, até agora, a equipe venceu competições nacionais e internacionais, incluindo:
- Campeonato Alemão (32 vitórias)
- Copa da Alemanha DFB (20 vitórias)
- Supercopa da Alemanha (11 vitórias)
- Taça da Liga (6 vitórias)
- Liga dos Campeões (6 vitórias)
- Copa Intercontinental (2 vitórias)
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2 vitórias)
- Supertaça Europeia (2 vitórias)
- Taça UEFA (1 vitória)
- Taça dos Vencedores das Taças (1 vitória)
Munique também tem o Museu do FC Bayern, onde os visitantes podem aprender sobre a história do clube, ver os troféus e comprar lembranças.
7. Munique é a capital mundial do surf fluvial
Se você for ao Google e pesquisar “capital mundial do surf em rios”, os principais resultados mostrarão imediatamente Munique. Na verdade, a Wikipedia chama a cidade de “o berço do surf fluvial” e “o maior local de surf urbano do mundo”.
Os surfistas migram para o rio Eisbach, de 2 quilômetros de extensão, para surfar nas ondas criadas pelo homem.
O local se tornou uma grande atração desde que a atividade ganhou popularidade na década de 1970.
Eisbach, que se traduz literalmente como “riacho de gelo”, está convenientemente localizado perto do centro de Munique. Competições de surf fluvial são frequentemente realizadas lá.
Embora as pessoas sejam bem-vindas para surfar no rio durante todo o ano, esteja avisado, porém, que Eisbach não é recomendado para iniciantes. Além disso, uma placa no local alerta:
“Devido à corrente forte, a onda de Eisbach é adequada apenas para surfistas qualificados e experientes.”
8. Um afresco religioso retratando um homem com um pretzel
É praticamente impossível perder o afresco ao entrar na igreja católica Heilig-Geist-Kirche. Se você olhar com atenção, porém, verá um detalhe curioso no mural central do teto. Acredite ou não, um dos homens retratados na pintura religiosa está na verdade segurando um pretzel.
Conhecido como Brezenreiter (“Cavaleiro de Pretzel”), o homem barbudo pode ser visto vestindo “uma túnica marrom, segurando uma cesta de pretzels na mão esquerda”. Atrás dele está um homem de azul que recebeu um dos pretzels que estão sendo distribuídos.
Obtemos alguma clareza no site Brezenreiter , onde nos é contada a história por trás da figura lendária de 1318:
“O Brezenreiter, com seu cavalo, cavalgava por Munique uma vez por ano. Sua missão simples: ele anunciou a doação de pretzels que os Wadler (Burkard e sua esposa Heilwig) haviam doado aos pobres com 65 libras de pfennigs.”
Até hoje, o povo de Munique ainda associa frequentemente os pretzels à partilha e à boa sorte.
9. A conexão Albert Einstein
Nascido em Ulm, a família de Albert Einstein mais tarde se mudaria para Munique em 1880, quando ele tinha apenas um ano de idade. Aos cinco anos, o menino começou a frequentar uma escola primária católica na capital da Baviera.
Embora agora o conheçamos e respeitemos como um dos físicos mais influentes de todos os tempos, Einstein também fez biscates na juventude.
Aparentemente, ele trabalhou na Oktoberfest de 1896. Um artigo do Thrillist compartilha conosco que o gênio “uma vez ganhou a vida como uma espécie de eletricista, ajudando a montar uma das barracas de cerveja”.
10. A cerveja salvou a cidade de Munique da destruição
E finalmente (por enquanto), por mais incompreensível que possa parecer, é verdade! Certa vez, a cerveja salvou Munique da destruição total.
Segundo a história , o rei Gustavo Adolfo da Suécia invadiu Munique e ameaçou queimar a cidade durante a guerra de 30 anos em 1632.
O governante, entretanto, tinha uma condição em mente. Ele se ofereceu para “deixar a cidade em paz se os cidadãos entregassem alguns reféns e 600 mil barris de cerveja Hofbräuhaus”.
Felizmente, a aniquilação foi evitada – graças ao poder da bebida mais famosa da Baviera. O que mais podemos dizer senão… Felicidades por isso!